Como configurar o SAT na base do cliente do Venda ERP

Os usuários do Venda ERP que emitem cupom fiscal em São Paulo, precisam configurar o aplicativo SAT na sua base para que seja possível realizar a emissão do CF-e. Para saber como realizar essa configuração, siga o passo a passo!

1- Inserir o Certificado Software House

Caso você tenha seu cadastro como fornecedor de Software House junto a SEFAZ de São Paulo, você deve configurar o certificado digital da sua empresa no seu painel do Venda ERP. Saiba como realizar esse procedimento através do artigo: Como importar o Certificado Software House para emissão de CF-e SAT no Venda ERP.

Porém, caso você não tenha esse registro na SEFAZ de SP, o seu cliente poderá emitir as notas através do CNPJ do Venda ERP. Para isso, você não precisará inserir seu certificado na configuração.

2- Habilitar token para o cliente

Depois disso, você deve habilitar o token para que seja possível configurar o SAT do seu cliente. Para isso, você deve acessar o menu lateral Tokens, em seguida API. Feito isso, clique em Novo no canto da tela.

Assim, será necessário informar os seguintes dados:

Nome Token: informe SAT; Nome Responsável: informe SAT; E-mail Responsável: insira o e-mail do usuário administrador da licença; Telefone Responsável: descreve o número de telefone do seu cliente; E-mail Administrador Conta: preencha este campo com o e-mail administrador da licença. Lembrando que esse deve ser o mesmo que o e-mail do responsável.

Depois de informar todos os campos, clique em Salvar. B Onde será apresentada a seguinte mensagem:

Importante ressaltar que, qualquer token gerado em Tokens API possui o valor de cobrança de R$15,00 onde o mesmo só pode ser gerado para licenças do tipo Contratação.

Em seguida, clique novamente em Salvar.

Se a licença que esta sendo gerada não for Isenta de Repasse, será gerado o QR-Code do valor do token de acordo com o tempo vigente da licença informada.

Efetue o pagamento do QR-code a ser apresentado, onde mediante a quitação será gerado o Token necessário para realizar a configuração do SAT junto ao sistema.

Por fim, clique em Salvar.

3- Acessar o computador do cliente

Com o token em mãos, será o momento de acessar o computador do cliente para vincular o equipamento SAT ao Venda ERP. Sendo assim, realize um compartilhamento de telas junto a máquina em que o SAT está instalado para realizar este procedimento.

4- Configurar a empresa do cliente

Estando no computador do usuário, você deve configurar a empresa para emissão de CF-e SAT. Então, acesse o menu lateral Cadastros, submenu Empresas e edite a empresa do cliente que emitirá o cupom fiscal. Lembrando que a empresa deve ter o endereço de SP.

Nesta tela, na aba Dados, localize a seção Configurações Gerais. No campo Documento Emissão Venda no PDV, selecione a opção CFe (SAT) e abaixo, insira a Versão Leiaute SAT. Normalmente é utilizado o 0.07 ou 0.08, mas você pode confirmar esta informação com seu cliente.

Depois de realizar esta operação, clique em Salvar no topo da tela.

OBSERVAÇÃO: Se há mais de uma empresa para o estado de SP na mesma licença, é necessário verificar se há um usuário que tem acesso somente à empresa que deseja configurar o SAT. Caso ainda não tenha esse usuário, é necessário cadastrar um novo usuário que tenha acesso à essa respectiva empresa. Isso é necessário pois o sistema precisa reconhecer qual é a empresa correta para configurar o SAT, conforme o passo 9.

5- Configurar certificado digital da empresa emissora do SAT

O próximo passo é verificar se há uma configuração de NF-e para essa empresa, ou seja, se a empresa possui o certificado digital configurado no Venda ERP. Para isso, deve-se acessar o menu lateral Configurações, submenu Configurações de NF-e.

Caso não tenha, é necessário cadastrar uma nova configuração de NF-e para essa empresa, clicando em Novo no topo da tela e preenchendo os dados. Confira como realizar essa configuração do certificado através dos artigos:

6- Baixar o aplicativo do SAT

A seguir, você deverá instalar o aplicativo Sincronizador SAT para vincular o equipamento SAT junto ao sistema do Venda ERP. Então, acesse o menu lateral Downloads, submenu Sincronizador SAT.

Assim, automaticamente será baixado o aplicativo. Ao abri-lo, pode ser apresentada uma mensagem informando que o Windows protegeu o computador. Mas não se preocupe, esse aplicativo é libre de vírus. Dessa forma, clique na opção Mais Informações e em seguida, em Executar as

sim mesmo.

7- Associar pasta do SAT no aplicativo

Importante! Você deve seguir os passos com o aplicativo do SAT do cliente fechado. Por exemplo, o aplicativo da Tanca, Elgin, Bematech não podem estar abertos, tenha apenas aberto o aplicativo Sincronizador SAT que baixou do Venda ERP.

Após a instalação, o aplicativo irá pedir pela pasta do computador onde os drivers do SAT estão instalados.

Para localizar a pasta correta, pesquise no computador do cliente por “SAT” ou “Ativação” ou pela marca do SAT. Ao localizar, clique com o botão direito do mouse em Abrir local do arquivo.

A tela que abrir irá mostrar o caminho até a pasta onde estará o arquivo SAT.dll. Este arquivo SAT.dll é o responsável por fazer a comunicação com o SAT, por este motivo ele deve constar na mesma pasta.

Mas fique atento! Tem vezes que ao abrir o local do arquivo, você é direcionado para a tela onde há um “atalho” do aplicativo. Nesse caso, você precisa selecionar novamente esse atalho e com botão direito, clicar em abrir local do arquivo. Você deve utilizar o caminho da pasta principal, sem ser o atalho.

Depois de saber onde está informado o SAT.dll, localize essa pasta no aplicativo do Sincronizador do SAT, que baixou do Venda ERP.

8- Informar o Código de Ativação do SAT

Com a pasta devidamente reconhecida pelo aplicativo, ele irá solicitar para você informar o Código de Ativação do SAT do seu cliente. Lembrando que essa informação deve ser fornecida pelo seu cliente e caso ele não souber, deverá entrar em contato com o fornecedor do SAT.

9- Logar no aplicativo

Após isso, será solicitado para realizar o login no aplicativo sincronizador. O login é o mesmo que o cliente acessa o sistema. Agora, retomando ao passo 4, caso haja somente uma empresa do estado de SP na licença, pode ser logado com o e-mail administrador. Caso tenha mais de uma empresa, deve ser logado com o e-mail do usuário que tem acesso a empresa em questão.

10- Buscar a Assinatura AC.

Em seguida, você deverá localizar a assinatura AC, responsável por vincular o SAT ao Sincronizador. Ainda no aplicativo, clique no Menu e com a tecla Ctrl pressionada no seu teclado, clique em Testar SAT.

Na sequência, se abrirá uma tela onde você deve inserir a senha: euquerosat e clicar em Validar.

Com isso, novos dados serão apresentados, onde você deve confirmar se o CNPJ do Emissor é o mesmo da empresa do cliente que ele deseja configurar o SAT. Ainda nesta tela, no campo Nr Tentativas DLL você deve informar a opção 5 e selecionar qual é a Marca do SAT. Por fim, você deverá copiar a Assinatura AC exibida no respectivo campo e colar em um bloco de notas, pois será utilizada em outro momento.

Depois de realizar este procedimento, você deverá Salvar as configurações e fechar esse aplicativo Sincronizador do Venda ERP.

11- Configurar o aplicativo do SAT

Agora, acesse o aplicativo do SAT, ou seja, o aplicativo da Tanca, Elgin, Bematech (aquele que seu cliente possui). Com o aplicativo aberto, você terá que localizar o campo de ativação (cada SAT possui um lugar específico).

Ao encontrar, insira o CNPJ do seu cliente. Em seguida, informe o CNPJ da Software House de acordo com o passo 1 (lembrando que pode ser o seu CNPJ, caso você tenha o cadastro junto a SEFAZ de SP, ou pode ser o CNPJ do Venda ERP: 47012925000116). Além disso, terá o campo para descrever a Assinatura AC copiada anteriormente no aplicativo. Com todos os dados devidamente preenchidos, clique em Testar.

12- Finalizar o procedimento no Sincronizador do Venda ERP

Concluído com sucesso, feche o aplicativo do SAT e abra novamente o aplicativo Sincronizador do Venda ERP. Assim, será apresentada a mensagem SAT operado normalmente. Isso significa que a empresa já está apta para emitir os cupons fiscais no sistema. Mas é muito importante que toda a vez que o cliente for emitir cupons fiscais, este aplicativo Sincronizador esteja aberto.

13 - Configurar operações fiscais

Ainda, para que as notas sejam emitidas de acordo com a tributação da empresa, lembre-se é necessário configurar as operações fiscais e inserir a UF de SP no endereço da pessoa cadastrada como Consumidor Não Identificado. Para saber mais detalhes, siga o passo 5 e 6 do artigo: Como configurar a emissão de CF-e SAT no ERP.

14- Emitindo o CF-e

Após seguir todas as etapas anteriores, seu cliente já poderá emitir os CF-es na tela do PDV ou em Pedidos Faturados. Reforçando novamente que o aplicativo Sincronizador do Venda ERP deve sempre estar aberto no computador do cliente.

Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Venda ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com o nosso para maiores informações!

Last updated