Blinde sua empresa de crises: dicas de gerenciamento

Abrir uma empresa é apenas o começo de uma longa caminhada. Certamente, neste percurso, você enfrentará pelo menos uma crise. Manter o crescimento e a imagem do seu negócio dependerá do modo que você lidará com ela – e cada cenário exige certas estratégias para evitar que sua empresa desmorone.

1. Delegue funções

Você precisa lembrar de não tentar assumir o controle de todas as tarefas. Em vez disso, você precisa delegar atividades a outros colaboradores da sua equipe de gerenciamento.

“Ao delegar tarefas, você garantirá que o trabalho vital seja feito no prazo e que não haja muitas idas e vindas ou atrasos entre suas respostas ao público”.

2. Seja decisivo com os funcionários

Às vezes, as crises forçam os líderes a demitir certos funcionários. Por exemplo, talvez um colaborador tenha causado um grande desastre de relações públicas porque foi flagrado dizendo algo inapropriado.

Mostre que você está no comando demitindo funcionários problemáticos e contratando novos imediatamente. Isso é especialmente importante nos primeiros dias da crise, quando o público pode exigir decisões rápidas.

Porém, da mesma forma, se seus funcionários não são culpados, não os condene. Defenda-os para restaurar a fé em sua liderança e cultura da empresa e reconquiste o respeito de seus clientes.

3. Elabore um plano de ação

Toda e qualquer organização precisa ter planos de ação bem elaborados para o gerenciamento de crises.

Pesquise o mercado, seus concorrentes e possíveis cenários-problema.

Após esse levantamento de informações, trace planos para sair desses possíveis problemas.

Imagine não só os cenários mas também as soluções. Esteja preparado para gerenciar crises na empresa.

4. Invista em treinamento de equipe

Sua equipe precisa estar em constante treinamento.

Capacitações para fazer com que não apenas o dia a dia de trabalho seja mais ágil, mas também para que os funcionários tenham mais conhecimento sobre a empresa.

Eles devem saber tudo sobre o negócio, desde sua missão e valores até projetos que estejam ocorrendo.

Engajamento depende de sentir-se parte de algo e, por isso, nada mais justo do que trazer para dentro de todos os processos quem faz com que eles aconteçam.

5. Seja receptivo com seus funcionários

Faça reuniões periódicas com o grupo. É importante saber ouvir.

Algumas situações negativas começam no ambiente interno da empresa e ficam grandes por não serem contidas logo no seu início.

Conversar com a equipe, pedir conselhos, receber bem as críticas e estar atento às necessidades do pessoal são algumas das dicas que garantem a harmonia do conjunto.

6. Empatia é fundamental

Como sua empresa quer ser vista por seus clientes e colaboradores?

Veja as atitudes do seu negócio do ponto de vista de seus funcionários e consumidores.

Tente se posicionar do outro lado e analise se este é o ideal para gerenciar crises na empresa em que você gostaria de trabalhar ou que você confiaria a ponto de virar consumidor.

7. Aprenda com seus erros

Errou? A empresa conseguiu resolver a situação?

Então é o momento de fazer uma avaliação do ocorrido para que o problema não se repita. Aprender com seus erros e com os de outras empresas concorrentes pode evitar novas crises.

Não perca a oportunidade de avaliar as situações e tirar proveito delas. Tudo é um aprendizado, e só cresce quem consegue fazer do limão uma limonada.

As situações negativas precisam, sempre que possível, ser contornadas o mais breve possível.

Todas as orientações apresentadas aqui devem ser utilizadas de acordo com a realidade da sua empresa e do mercado em que está inserida.

Elas também devem ser adaptadas sempre que necessário.

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