Ainda com dúvidas sobre certificado digital?
Você sabe o que é um certificado digital e para que serve? O certificado digital é a identidade eletrônica de uma pessoa ou empresa. Ele funciona como uma carteira de identificação virtual e permite assinar documentos à distância com o mesmo valor jurídico da assinatura feita de próprio punho no papel, mas sem precisar reconhecer firma em cartório.
Onde usar o certificado?
1. Assinar documentos digitais
Os documentos eletrônicos assinados com certificado digital têm a mesma validade que documentos em papel assinados com firma reconhecida, proporcionando:
economia de insumos— evita o uso de papel e de tinta para a impressão;
comodidade— permite assinar de qualquer lugar, a qualquer momento e dispensa o reconhecimento de firma em cartório.
2. Acessar sistemas com dados restritos
Existem vários sistemas com informações confidenciais, principalmente de órgãos governamentais, que só podem ser acessados para enviar e receber informações ou alterar dados com a confirmação da identidade. Nesse caso, as vantagens são:
segurança— utiliza chaves criptográficas praticamente invioláveis para confirmar identidade;
comodidade— dispensa a necessidade de comparecer presencialmente;
agilidade— permite alterar informações rapidamente e evitar processos burocráticos demorados.
3. Trabalhar em sistemas virtuais
Profissionais de várias categorias podem comprovar a identidade para acessar informações e realizar atividades à distância em sistemas virtuais integrados usando certificados digitais específicos. Por exemplo:
o e-Saúde para profissionais de saúde assinarem prontuários eletrônicos, prescreverem medicamentos e emitirem atestados;
o e-Jurídico para advogados acessarem remotamente processos e assinarem petições e procurações; e
o e-Contador para contadores assinarem documentos e enviarem informações para órgãos públicos.
O trabalho com sistemas virtuais também tem benefícios com o uso do certificado digital, que são:
segurança— comprova a identidade para acessar pela internet sistemas com dados confidenciais;
agilidade— desburocratiza processos relativos ao setor;
comodidade— dispensa a necessidade de comparecer presencialmente;
economia de insumos— evita o uso de papel e de tinta para a impressão.
Certificado Digital A1
O certificado digital do tipo A1 se enquadra dentro do grupo de certificações de assinatura digital, já ouviu falar?
Em termos de uso e conceito, o certificado do tipo A (de assinatura digital) é indicado para autenticar operações e documentos que dependem principalmente da identificação das partes envolvidas.
Ou seja, o certificado A1 pode ser usado para substituir a assinatura de documentos em papel e com validade jurídica, como contratos, procurações, diplomas, atestados e prescrições médicas.
E também, para validar operações digitais que precisem dessa identificação e garantia de quem é o autor de determinada ação, como o acesso aos sistemas públicos da Receita Federal, a autenticação de uma Declaração Fiscal ou Nota Fiscal Eletrônica. Agora, em termos físicos, o certificado digital A1 é um arquivo eletrônico, geralmente com extensão .PFX ou .P12, instalado diretamente no computador do titular ou responsável legal da certificação.
Além disso, ele também pode ser instalado em outras máquinas, como notebooks, tablets e smartphones, permitindo seu uso em diversas plataformas e lugares. E por ser um arquivo digital, ele também é um modelo bastante seguro, não tendo risco de ser roubado ou perdido.
Mas, se o A representa o grupo de certificados de assinatura digital, o que quer dizer o 1? O número que completa o nome do certificado A1 diz respeito à validade da certificação, que no caso do A1 é de 1 ano e precisa ser renovado dentro deste intervalo.
Certificado Digital A3
O Certificado Digital A3 é diferente do A1, pois contém um dispositivo que pode ser um cartão ou um token, como mídia de armazenamento, sendo assim, é possível utilizá-lo em qualquer computador e em variadas atividades tributárias que exigem a assinatura da empresa.
Esse Certificado garante uma maior eficiência e até mesmo mobilidade para que a empresa consiga comprovar sua identidade em informações contábeis, além de possuir validade de um a cinco anos, dependendo de qual seja o local de armazenamento.
O Certificado Digital A3 é ativado sempre que a empresa deseja realizar alguma atividade que necessite de uma assinatura eletrônica, como finalizar login ou validar determinadas informações.
Todo certificado digital deve possuir duas chaves, uma pública e uma privada, ou seja, um nome e uma numeração exclusiva e segura do usuário. Essa chave privada possui um sistema criptografado, de maneira que só terá acesso aos dados caso o receptor tenha a chave certa para decodificar.
Qual a diferença entre o certificado A1 e A3?
De uma forma direta, tanto o certificado A1 quanto o A3 possuem a mesma função. O que difere esses dois modelos são o formato de armazenamento e o tempo de validade.
Enquanto o A1 possui validade de 1 ano, o A3 é válido por 3 anos. O A1 tem formato eletrônico e pode ser instalado em diferentes dispositivos, já o A3 pode ser armazenado em um token USB e ou um cartão chipado.
Espero que esse artigo tenha lhe ajudado, qualquer nova dúvida não deixe de conferir nossas plataformas de ajuda!
Conte com a gente nessa caminhada de sucesso.
Last updated