Prospecção ativa: como captar clientes e aumentar seus ganhos
Você acredita que precisa de mais prospects para atingir suas metas de vendas? Aqui estão algumas ideias úteis de como fazer a prospecção ativa. Embora a falta de vendas possa ser causada por alguma coisa relacionado a não ter prospects suficientes, a maioria dos vendedores que não cumprem suas metas não conseguem vender porque não têm prospects qualificados.
A seguir estão algumas ideias baseadas no conceito de prospecção ativa para garantir que você nunca mais terá problemas para encontrar novos prospects qualificados e prontos para comprar o seu produto.
O que é a prospecção ativa?
A prospecção ativa é uma maneira de encontrar potenciais clientes através de estratégias de pesquisas e contato.
Visando buscar descobrir quais dos seus potenciais clientes possuem interesse na solução oferecida pela sua empresa.
Assim, podendo iniciar a prospecção ativa, apresentando propostas de serviço, e utilizando da publicidade offline e de recursos físicos.
Acompanhe em nosso blog: 5 Dicas de prospecção ativa para venda de ERP
Como fazer prospecção ativa usando o telefone
Você é o tipo de profissional que fica relutante ao fazer chamadas de vendas? Conheça dicas para você vencer o medo e fazer ligações de vendas ativas matadoras.
A prospecção ativa é uma etapa da venda que muitos vendedores, mesmo aqueles que consideram ter as habilidades de um vendedor de alta performance, lutam para vencer. Afinal, ligar, visitar ou simplesmente abordar uma pessoa pode ser algo totalmente intimidador.
Enfrente isso, você é um vendedor. Assim como todos os outros
Pense que você é um vendedor e que a sua lucratividade e a lucratividade da empresa dependem da sua atuação e desempenho. Isso deve lhe dar uma injeção de ânimo e auto motivação para enfrentar as tarefas mais chatas.
Todo mundo vende alguma coisa em algum momento. E, no seu caso, você vive de vender soluções às pessoas. Dito isso, não se sinta mal em ser um vendedor ligando para conversar e vender a uma pessoa.
Acredite em seu próprio valor
Você tem valor como um indivíduo e o produto ou serviço que você está vendendo cria grande valor quando bem combinado com o cliente certo.
Quando as pessoas estão convencidas de seu valor, elas são inabaláveis. Se alguém do outro lado não é cortês ou receptivo, isso não vai te intimidar, se você souber o seu valor.
E não estamos falando apenas em valor e capacidade. Estamos falando do seu valor, como profissional de vendas para ajudar empresas (incluindo a sua) a prosperarem, e também, no valor de seu produto.
Defina uma meta diária para contatar novos prospects
Você precisa ter um número em mente, porque ele se torna uma meta, um objetivo, e assim você pode mensurar seus resultados por meio da análise de indicadores de vendas.
Independentemente da quantidade, você precisa atingir novas pessoas, que nunca ouviram falar do que você faz.
Você pode começar, por exemplo, com a meta de atingir, diariamente, 2 pessoas que não conhece, seja por e-mail, telefone ou até mesmo usando a LinkedIn a seu favor.
Escute a si mesmo
Quando as pessoas estão no telefone, apenas 27% da comunicação está em suas palavras, e 73% está em seu tom de voz.
Por isso, treine a sua voz para parecer empático e carismático para seu prospect.
Tomar cuidado com a entonação é um excelente exercício para começar. Esteja, acima de tudo, ambientado e habituado com a sua voz.
Acompanhe
Está sem resposta? Continue tentando. Isso também faz parte da venda ativa.
Se você estiver tentando contato com alguém 3 vezes durante a semana, sem sucesso, dê 2 ou 3 semanas de descanso e depois volte a tentar.
O importante é não desistir antes que o seu potencial cliente deixe bem claro que não tem interesse em seu produto, e nem quer mais receber ligações suas.
Continue tentando e, não desista.
Por isso, você precisa acreditar que as chamadas de prospecção ativa são importantes para:
seu desempenho de vendas;
para o seu crescimento profissional;
sobretudo, para ser uma pessoa melhor.
Afinal, conhecer pessoas novas e participar de círculos de influência diferentes sempre será útil para o seu crescimento pessoal e profissional.
Ao fazer prospecção ativa de clientes, seja um portador de boas novas para seus prospects que, eles darão a você o devido valor.
Agora que você já sabe o que precisa ser feito, é só pegar o telefone e voltar à prospecção ativa. BOAS VENDAS!
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