Entenda o que é e como trabalhar o marketing orgânico
O marketing orgânico é um conjunto de estratégias metodológicas que facilitam as conversões, o tráfego e o crescimento da sua marca de maneira natural, oferecendo conteúdo original e abrindo um canal de comunicação com os usuários, para atender às suas necessidades e onde poderão aceder espontaneamente, constituindo a rede que levará à marca a aumentar as vendas de produtos e serviços.
O marketing orgânico exige um grande investimento de tempo e comprometimento de especialistas sobre o assunto. No entanto, você não paga por publicidade em diferentes mecanismos de pesquisa. Um exemplo disso são: vídeos no YouTube, artigos no seu blog e redes sociais… 85% dos cliques resultantes de uma pesquisa estão em links orgânicos, de acordo com as estatísticas de SEO e SEM do Cyberclic.
A coisa mais importante ao usar a estratégia de marketing orgânico é ter certeza de que você não está enviando spam para as pessoas com mensagens indesejadas. Você precisa construir confiança e lealdade fornecendo valor, não apenas vendendo produtos.
Conheça seu público-alvo: você precisa saber quem é seu público-alvo e do que ele gosta. Você também precisa saber o que eles não gostam em seus concorrentes e como você pode se diferenciar deles;
Acompanhe as tendências: as tendências mudam constantemente, por isso é importante manter-se atualizado com os últimos desenvolvimentos do setor;
Pense fora da caixa: entenda que o seu conteúdo deve ser diferenciado para que chame a atenção do cliente e gere valor para o trabalho que está sendo feito. Não faça apenas mais do mesmo.
Vantagens do Marketing Orgânico
Ao chegar até aqui, percebe-se como falar dos benefícios do marketing orgânico é algo muito amplo, tratando-se de acertar ao garantir a melhor experiência na web.
Isso implica em algumas outras vantagens bem pontuais, como:
Geração de resultados e ganhos permanentes, como os leads;
Auxilia no ROI em mídias pagas;
Traz credibilidade e reconhecimento para a marca;
Auxilia no processo de lapidação da persona;
Gera vendas e lucro para sua empresa.
Uma estratégia bem realizada é a garantia de uma redução significativa do CAC (Custo de Aquisição por Cliente).
Como aplicar as estratégias de marketing orgânico
Vamos entender agora o que fazer para convencer os mecanismos de busca de que seu site é relevante para o público.
Muitos questionam sobre o tempo para os resultados provenientes dos esforços voltados para o marketing orgânico, e o fato é que não existe uma previsão que se aplique a qualquer negócio.
Uma vez que ele está relacionado à construção da reputação digital de um negócio, como uma clínica especializada em cirurgia de catarata, por exemplo, tudo depende do empenho e do investimento feito.
Nesse ponto é importante esclarecer um equívoco comum: ao falarmos de tráfego orgânico e apontar como sua eficiência não depende de impulsionamentos por mídias pagas, não queremos dizer que não exista demanda de investimento.
Portanto, fazer as estratégias visando a melhor experiência do usuário e trará sucesso orgânico.
Que inclui posicionamento, criação de autoridade, geração constante de leads, aumento nas vendas e sucesso nos negócios.
Ao optar por investir nesse segmento como ferramenta para expandir seus negócios, tenha em mente que estamos falando na construção de um patrimônio digital.
Isso requer atenção, estudo e trabalho constante para acompanhar a evolução do consumidor ao longo do tempo, assim como a evolução dos mecanismos de pesquisa que o acompanham.
É fundamental a implementação de melhorias continuamente, conforme as preferências e direcionamentos colocados pelo próprio público-alvo, para atingir os objetivos almejados.
Duas últimas dicas para fechar esse artigo “com chave de ouro” são relacionadas ao link building: faça parcerias com outras empresas para vincular suas páginas aos seus canais.
Também não deixe de fazer publicações em suas próprias redes sociais, com links para suas páginas.
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