UX: o que é e como aplicar para melhorar suas vendas?
O UX para ecommerce é uma metodologia que garante aos consumidores ter a melhor experiência de uso diante de uma interface de vendas. Logo, comprar com agilidade e confiança em uma loja virtual proporciona mais conversões e fidelização de clientes.
Diante disso, vamos entender o que é UX e qual sua importância para o crescimento de empreendimentos online e como aplicar para ter uma loja virtual de qualidade.
O que é UX?
Para explicar o que é UX, vamos começar esclarecendo o que significa essa sigla. UX é a abreviação de User Experience, em português, experiência do usuário.
Trata-se de uma estratégia que tem como objetivo entregar experiências melhores aos usuários de serviços e produtos digitais ou físicos.
A ideia é, por exemplo, garantir que o uso de sites, aplicativos, softwares, entre outras soluções, aconteça de maneira fluida, sem obstáculos ou dificuldades.
Por que investir em UX para ecommerce?
Um levantamento feito pela Forrester aponta que a cada dólar gasto em UX, uma empresa pode ter o retorno de US$100.
Isso mostra que a experiência de compra do usuário é fundamental para conquistar o cliente. Não adianta ter os melhores produtos e preços incríveis se o design é de péssima qualidade.
Imaginamos que você vá a uma conhecidíssima loja de roupas e ao chegar no local percebe a desorganização nas prateleiras, ou seja, produtos atirados, sem demarcação de onde se encontra cada peça, etc. Embora os preços sejam acessíveis, é muito provável que você deseje ir embora ou se direcione para a loja do concorrente.
É assim que funciona um negócio sem a viabilidade do UX design.
Por esses e outros motivos, o UX ecommerce chega para facilitar o entendimento dos produtos e da loja virtual, criando então um ambiente seguro e claro para todos se sentirem à vontade.
Quais os benefícios do UX?
Não basta saber o que é UX, é importante, também, conhecer os seus benefícios, os quais podem ser vistos com:
A entrega de soluções que atendam de maneira mais completa as necessidades dos clientes;
Melhora na imagem da empresa no seu mercado de atuação;
Entrega de produtos mais competitivos;
Aumento da satisfação dos clientes;
Aumento no número de conversões e, consequentemente, no volume de vendas;
Aumento nas taxas de fidelização e do poder de atração de novos clientes.
Etapas do UX Design
O UX Design pode trabalhar com quatro fases de produção. Veja quais são:
1º Definição dos objetivos do projeto
Visa solucionar problemas, chegar ao objetivo final e conquistar as pessoas certas.
2º Realização de pesquisas e análises
Enquetes e pesquisas com os usuários são bem-vindas para criar personas.
3º Aplicação das ideias e protótipos
Momento para planejar e definir as ações para colocar em prática as ideias do projeto.
4º Testes e avaliações
Observar se o estudo e as aplicações atingem o objetivo final.
Nesse trajeto, é fundamental considerar dois pontos bem importantes: quanto de valor isso vai trazer para o produto e para o público, e quais inovações a estratégia de UX vai proporcionar para a sua empresa e para os seus clientes.
Quer saber outras maneiras de como tornar a experiência do seu cliente incrível? Então não deixe de ler nossos artigos!
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