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  1. Marketing

Suporte qualificado, veja as melhores técnicas para atender seu cliente!

Sem dúvidas o atendimento ao cliente é uma peça fundamental para a construção e sustentação de qualquer negócio. Pesquisas apontam que 57% dos usuários desistem de um atendimento se ficar muito tempo esperando. Outro ponto negativo ocorre quando os clientes são encaminhados para diferentes setores internos, o que é a definição de experiência ruim para 68% dos consumidores.

Por isso, desenvolver técnicas de atendimento ao cliente focadas em um suporte inteligente, humanizado, independente e dedicado à resolução de problemas traz tantos benefícios.

Existem muitas maneiras de oferecer suporte ao consumidor da sua marca. Para guiar você nesse enorme mundo de possibilidades, reunimos aqui as melhores dicas e técnicas de atendimento ao cliente.

Dicas e técnicas de atendimento ao público que precisa saber.

Entender o cliente é o primeiro passo para fazer com que o seu atendimento seja qualificado. No entanto, entendê-lo não significa observar apenas as suas necessidades enquanto consumidor, mas também como pessoa.

Ouça o cliente com atenção

Há dois motivos muito pertinentes para você escutar os clientes com atenção e, na maioria das vezes, até ouvir mais do que falar: para entender com precisão as necessidades deles e para que eles sintam que está sendo feito um bom atendimento. Ouvir é essencial em vendas consultivas para que o atendimento seja exclusivo e personalizado, tornando a experiência do cliente única e satisfatória.

E caso você não preste a devida atenção ao que a pessoa está falando, não será possível ajudá-la adequadamente, certo?

Forneça um atendimento personalizado

Oferecer um atendimento personalizado é uma ótima técnica para garantir excelência no atendimento ao cliente. Para isso, você precisa conhecer profundamente o seu cliente e se colocar de maneira mais próxima dele.

Além disso, a forma como sua equipe de atendimento se porta precisa ser mais humana e menos robótica, oferecendo fluidez e um ambiente amistoso para a interação com o público. Por fim, um atendimento personalizado precisa de algumas pitadas de exclusividade, para que o cliente se sinta especial.

Seja empático e transparente

Como mencionamos na dica sobre oferecer um atendimento personalizado, humanizar suas interações com o cliente também envolve atuar de maneira empática e transparente. Busque entender as dores do cliente e seja transparente quanto a sua capacidade de entregar a solução esperada.

Diminua a distância com o cliente

Você precisa sempre diminuir a distância que o cliente precisa percorrer para entrar em contato, essa sendo uma das técnicas mais importantes do atendimento ao cliente. Use redes sociais, WhatsApp e uma amplitude de canais de atendimento para se colocar sempre perto e pronto para responder às solicitações do consumidor.

Agilidade

É preciso ser ágil em todo o processo de venda. Isso também exige treino e não tem nada de impossível. Ao perceber o cliente e oferecer soluções, será hora de oferecer o que você tem disponível na sua loja ou empresa. É preciso inteligência para perceber as etapas deste processo de venda e fazer um bom atendimento ao público.

Hoje em dia, as pessoas estão acostumadas com a instantaneidade e, seja no mercado físico ou virtual, cada vez mais os clientes querem ser atendidos com agilidade, sem que o vendedor se prolongue nas explicações. Falar dos principais pontos do produto sem enrolação é um desafio e um ponto positivo para a venda.

Viva o Presente, mas pense no Futuro

Um cliente pode ser seu cliente para sempre, mas para isso você precisa saber tratar a pessoa. O atendimento ao público deve pensar no amanhã, ou seja, na relação que se está construindo durante aquele processo de venda. Muitas vezes, os vendedores enxergam a interação como um fato isolado, mas ela pode gerar frutos por muitos anos.

Tenha em mente que conquistar um cliente novo é bem mais caro do que manter um antigo. Pensando nisso, foque em fidelizar os seus consumidores e ofereça um atendimento positivo, se esforçando para ser referência no seu setor.

Como aprender mais sobre atendimento ao público?

Uma das principais formas de aprofundar os conhecimento sobre algum assunto é por meio de cursos, não é mesmo? Por isso, listamos cinco cursos gratuitos de técnicas de atendimento ao público, que podem te ajudar a aprimorar as suas habilidades:

Com a aplicação dessas técnicas de atendimento, você conseguirá oferecer uma experiência de compra positiva, com chances de transformar clientes ocasionais em consumidores fiéis por um longo prazo! Espero que esse artigo tenha lhe ajudado, que tal deixar seu comentário e nos contar o que achou do conteúdo?

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Atendimento ao público – Fundação Bradesco
Qualidade no atendimento ao cliente – SEBRAE
Atendimento ao público – Associação Brasileira de Educação Online
Atendimento ao cliente – SEBRAE
Atendimento ao cliente – GINEAD