Dicas para seu estoque não se transformar em transtorno.
Um bom controle de estoque é formado por várias ações, ele se inicia na gestão do fluxo de mercadorias que chegam e saem de uma empresa e termina no caixa. Isso porque, uma boa gestão influencia diretamente nos resultados, principalmente quando falamos de finanças.
Ou seja, uma boa gestão de estoque contribui para aumentar a lucratividade, assim como a falta de controle pode prejudicar a saúde financeira da empresa. Para chegar em um bom resultado, o gestor pode escolher o método de controle de estoque que mais se encaixa no negócio e seguir as dicas abaixo para garantir uma gestão de qualidade.
Organize a área de armazenamento de seus estoques
A organização dos estoques é essencial para que você tenha um bom controle.
Separe áreas especificas para cada tipo de produto que você trabalha.
Demarque essas áreas com placas de identificação ou faça pinturas nas paredes ou prateleiras. Assim todos vão começar a entender onde guardar cada coisa.
O próximo passo é a identificação de cada um dos locais com nomes, letras ou números.
Assim, você vai poder informar ao sistema o que está guardado e em qual lugar. Esse é um passo enorme pois vai tirar a informação da cabeça das pessoas, além de criar um sistema de armazenamento que todos irão entender e seguir.
Lembre-se ainda que limpar a área de armazenagem dos estoques periodicamente é essencial para liberar espaço e economizar dinheiro.
Integre-se a outras áreas
Como dissemos no início do texto, o controle de estoque afeta diretamente os resultados de outras áreas. Sendo assim, o ideal é que a gestão de estoques se integre a outros setores, como Comercial e Compras, por exemplo, a fim de aprimorar ainda mais seus resultados. Essa sinergia garante previsões de demanda mais assertivas, melhora na relação com fornecedores, composição de estoque mais próxima da demanda real, entre outras coisas.
Treine a equipe exaustivamente
O terceiro passo é realizar corretamente os 05(cinco) T's da área de RH. Treine, Treine, Treine, Treine, Troque!
Somente com uma equipe bem treinada e investimento em capacitação, é que você poderá fazer uma cobrança obsessiva da necessidade da assertividade dos estoques.
Quando todos entenderem a mensagem que você não mais aceitará os erros, a sua vida vai começar a mudar.
Até chegar lá, você terá que treinar e cobrar a exaustão, além de trocar algumas pessoas na equipe que não irão se acostumar com a novidade, e só parar o processo quando isso se tornar um hábito da sua equipe, quando entrar para o que chamamos da "cultura da empresa".
Negocie com os fornecedores
Quando for fechar parcerias com fornecedores, procure por empresas flexíveis e que entregam mercadorias com mais agilidade. Com isso, situações onde um produto muito consumido vive faltando são evitadas.
Assim, você evita reclamações dos clientes e melhora a fidelização deles por sua empresa, sem contar que outros fatores são relevantes para que a rotatividade fique equilibrada.
Então, para não criar problemas, tenha certeza que seu fornecedor não vai atrasar no quesito entrega, já que, assim como a qualidade e os preços das peças, o consumidor espera rapidez no envio.
Algumas indústrias e distribuidoras preferem comprar maiores volumes de itens para garantir preços unitários menores, mas deve-se pesar se o custo de oportunidade investido no estoque, mais o custo do armazenamento e do risco da demanda não se concretizar, compensam nesse tipo de operação.
E mais importante até do que a organização física do estoque é a organização da rotina de reposição, que pode ter grandes impactos financeiros na empresa.
Para isso, conte com a ajuda da tecnologia e leia a próxima dica.
Utilize um sistema para controle de estoque
Um sistema de gestão garante a automatização dos processos, melhora na comunicação e compartilhamento dos dados, maior segurança das informações, aumento da produtividade, redução de custos e desperdícios, redução de erros e suporte à gestão.
Com ele é possível registrar automaticamente todas as operações e movimentações, os inventários, obter e fornecer informações para os outros setores, obter sinalização de quando é necessário repor o estoque de determinado item, além da geração de relatórios que fornecem suporte ao processo de tomada de decisões.
No artigo de hoje você acompanhou algumas dicas para fazer um controle eficiente do estoque da sua empresa. Como vimos, é necessário investir em ferramentas tecnológicas que agilizem esse processo de estocagem e verificação dos produtos. Até mais!
Last updated