Fluxo de caixa: 4 dicas para gerenciar seu dinheiro.
Mesmo que as empresas tenham diferentes tamanhos, atuem em segmentos distintos e tenham rotinas particulares, o caixa de todas funciona da mesma forma: há dinheiro entrando e saindo. Isso não significa que as finanças das organizações são iguais. Cada uma precisa estar preparada para administrar prazos, montantes de dinheiro e despesas próprias.
Para antecipar o controle das contas e evitar qualquer desequilíbrio financeiro, existe uma ferramenta muito importante e eficaz: o fluxo de caixa, que permite o monitoramento das entradas e saídas de dinheiro na empresa em um determinado período. Você consegue manter o seu sempre em dia? Aprenda como fazer em cinco passos:
O que é fluxo de caixa?
O fluxo de caixa (FC) é o aumento ou a diminuição da quantidade de dinheiro que uma empresa, instituição ou indivíduo possui.
Em finanças, o termo é usado para descrever a quantia de dinheiro (moeda) que é gerada ou consumida em um determinado período de tempo.
Existem muitos tipos de fluxos de caixa, com vários usos importantes para administrar um negócio e realizar análises financeiras.
Como gerenciar melhor seu fluxo de caixa
1. Registre e categorize cada movimentação
Mesmo que pareçam pequenos demais, os valores gastos ou recebidos devem ser registrados. Só assim você conseguirá organizar as contas de verdade e evitar desperdício de dinheiro. É muito importante separar tudo em diferentes categorias. Isso facilita a identificação dos principais tipos de gastos e receitas e de onde eles vêm. Se você colocar apenas “gastos” e “ganhos”, não vai saber como usou os recursos e nem a origem dos seus rendimentos. E, desse jeito, fica difícil prevenir ou corrigir qualquer problema.
2. Acompanhe o fluxo de caixa todos os dias
Verificar a movimentação do fluxo de caixa diariamente ajuda a evitar surpresas. Acompanhar os números de perto, com mais frequência, permite que você preveja situações complicadas e possa tomar atitudes antes que elas ocorram.
3. Fique atento ao estoque
Já parou para avaliar se você está, por exemplo, acumulando muito estoque? Situações assim podem te impedir de aproveitar outras oportunidades mais lucrativas para o seu negócio. Controle-o para saber quanto e quando comprar e não ter prejuízos.
4. Analise o seu capital de giro
Observe quanto você está ganhando com a venda dos seus produtos e serviços e avalie se está obtendo o retorno desejado. Se perceber que não está, talvez seja o momento de renegociar contratos com os seus clientes, cobrar um pouco mais pelo que você oferece ou até direcionar seus esforços para aquilo que vai trazer mais retorno financeiro.
Um empreendimento digital ou uma startup surge de uma simples ideia. Com o passar do tempo, o número de clientes aumenta e você ganha novas responsabilidades. Além disso, novos setores, como o marketing, o comercial e o relacionamento humano, tornam-se necessários.
Em todas as situações, o controle financeiro deve sempre ser a sua prioridade. Alguns procedimentos, como emitir notas fiscais automaticamente, é um diferencial que te dá mais tempo e recursos para investir em assuntos mais relevantes para o seu negócio.
Nesses momentos, conhecer o fluxo de caixa é algo imprescindível. Ele assegura a sua estabilidade contábil e deve ser documentado, atualizado e analisado constantemente.
Ao ler este post, você aprendeu um pouco mais sobre o assunto e está preparado para superar obstáculos em sua rotina.
Quer aprender ainda mais sobre os principais tópicos para o sucesso financeiro? Veja todos os conteúdos que o Venda ERP tem para você!
Last updated