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  1. Marketing

A importância da satisfação do cliente

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Last updated 2 years ago

A importância da satisfação do cliente é que ela mantém a fidelidade do cliente através de um atendimento diferenciado ao cliente, que, por sua vez, pode levar a um crescimento na participação de mercado e lucratividade. A satisfação do cliente também gera uma imagem positiva da empresa. Os clientes satisfeitos com os esforços e atenção dos funcionários vão voltar e provavelmente irão informar aos outros sobre suas experiências positivas.

A fidelização do cliente é essencial para o crescimento do negócio, mas não pode existir sem a satisfação do cliente. Quando os clientes sabem que seu dinheiro realmente vale os produtos ou serviços de uma empresa, eles ficam mais propensos a voltar, especialmente se têm tido uma boa experiência com os funcionários da empresa.

Clientes fiéis são propensos a gastar mais dinheiro, o que pode aumentar a quantidade de vendas e, consequentemente, a rentabilidade da empresa.

Principais fatores para a satisfação dos clientes

Sabendo dos benefícios de investir na satisfação dos clientes, muitas empresas decidiram implantar essa prática. O “Zendesk Customer Experience Trends Report 2020” mostra que a satisfação e a boa experiência do consumidor é a estratégia prioritária de diversos negócios.

Mas quais são os fatores que elevam esse sentimento nos clientes? Entre os principais, podemos destacar:

  • Expectativa: atender ou superar o que os consumidores esperam;

  • Presença: estar visível e disponível onde o público-alvo está;

  • Qualidade: entregar produtos e serviços que atendam as necessidades dos clientes;

  • Tecnologia: utilizar ferramentas que facilitam a jornada de compra do consumidor;

  • Equipe: profissionais capacitados que demonstram empatia e entendem a dor do cliente.

Vale ressaltar que tudo isso precisa ser sustentado por uma cultura interna voltada para a satisfação dos clientes. Dessa forma, todas as equipes trabalharão em torno do mesmo objetivo.

Preste um atendimento de qualidade

Um atendimento é de qualidade quando é humanizado. Isso significa que a empresa precisa tratar os clientes com empatia e de forma dedicada, única. O contrário desse tratamento é interagir de maneira mecânica e fria, passando a impressão de que os consumidores são apenas geradores de lucros.

Mas o que fazer para humanizar o atendimento? Siga algumas atitudes simples:

  • Chamar o cliente pelo nome;

  • Ouvir com paciência;

  • Entender qual é o desejo ou necessidade;

  • Propor soluções adequadas;

  • Perguntar no que mais pode ser de ajuda;

  • Pedir feedbacks.

Além dessas práticas, o relacionamento humanizado de qualidade exige um pós-venda, ou seja, continuar interagindo com o cliente por e-mails, redes sociais e outras mídias digitais depois que ele comprou.

É claro que não existe uma fórmula mágica e universal para obter e manter a satisfação do cliente. Porém, há sim algumas boas práticas que você pode implementar. Veja a seguir quais são elas:

  1. Facilite o acesso do cliente à sua empresa;

  2. Coloque-se no lugar do cliente;

  3. Invista em treinamento e capacitação dos colaboradores;

  4. Prometa apenas o que você consegue cumprir;

  5. Utilize a tecnologia como aliada.

Confira cada uma em mais !detalhes

1. Facilite o acesso do cliente à sua empresa

Seja acessível e torne mais fácil para o cliente contatar a sua empresa. Ofereça diferentes canais de atendimento que operem de maneira integrada.

2. Coloque-se no lugar do cliente

É disso que se trata a empatia. Saber se colocar no lugar do cliente permitirá entender melhor os problemas que ele enfrenta e as expectativas que ele tem sobre a sua empresa.

3. Invista em treinamento e capacitação dos colaboradores

Conscientize os colaboradores sobre a importância da satisfação e busque implementar uma cultura voltada para garantir o sucesso dos clientes.

Ofereça treinamentos sobre as melhores práticas para atender e superar as expectativas dos clientes.

4. Prometa apenas o que você consegue cumprir

Uma das coisas que mais deixa um cliente insatisfeito é quando a empresa não cumpre o que foi prometido na hora da venda. Sendo assim, honre seus compromissos com os clientes.

5. Utilize a tecnologia como aliada

Por meio de software especializados, é possível automatizar diferentes processos internos, gerando maior agilidade no atendimento ao cliente e reduzindo erros que podem gerar insatisfação.

Pequenos atos fazem a diferença no momento de lidar com clientes, ainda mais quando estamos falando de fidelização, caminhe junto com eles, sejam um só e assim a parceria e preferência ocorre de forma natural!

Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado. Aqui você encontra muito mais, não deixe de conferir!

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