Black Friday: como vender mais?

Antes de falar sobre as melhores estratégias de venda, vamos a um breve resumo sobre a Black Friday.

A campanha de vendas surgiu nos EUA e é realizada durante a última sexta-feira de novembro, após o dia de Ação de Graças. Nesse dia, grandes varejistas e lojas online oferecem descontos que podem chegar a 80%.

A primeira edição no Brasil ocorreu em 2010, quando o site Busca Descontos reuniu várias lojas com o intuito de oferecer promoções imperdíveis.

Desde então, cada vez mais brasileiros consideram a data uma oportunidade para fazer ótimos negócios. Vamos aos números?

Confira algumas estatísticas da Black Friday no Brasil registradas nos últimos anos (desde 2018):

  • A data movimentou mais de R$ 4 bilhões no e-commerce;

  • O tíquete médio cresceu, em 2020, de 8,3%, ficando em R$ 652;

  • A quinta-feira (véspera) superou a expectativa do mercado, com mais de 1,18 milhões de pedidos;

  • Em 2020 foram mais de 6 milhões de pedidos gerados, 15,5% superior que o ano de 2019;

  • Nas vendas antecipadas (até quinta à noite), perfumaria e cosméticos foi uma das categorias que mais se destacaram;

  • Na sexta, Smartphones, itens de linha branca e TVs dominaram as vendas (itens com tíquete médio mais elevado);

  • O site Reclame Aqui recebeu 5,6 mil reclamações — a maioria por propaganda enganosa e maquiagem de preço;

Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal e Paraguai são exemplos de outros países que também aderiram à Black Friday.

Agora que você já conferiu a importância dessa data, fique atento às nossas dicas!

Produtos mais buscados na Black Friday

De acordo com o site oficial da Black Friday Brasil, os produtos mais procurados durante o evento são os celulares/smartphones, seguidos dos eletrodomésticos e televisores/vídeos. Veja abaixo a tabela completa!

  • 36,50% – Celular/Smartphone

  • 36,30% – Eletrodomésticos

  • 29,30% – Televisores/Vídeo

  • 24,10% – Informática/Tablets

  • 22,40% – Móveis/Decoração

  • 22,20% – Moda/Vestuário

  • 21,30% – Eletroportáteis

  • 19,20% – Viagens

  • 16,80% – Beleza

  • 12,60% – Livros/Papelaria

Porém, segundo dados obtidos pelo Promobit, que divulga cupons de descontos, há uma discordância em relação às promoções divulgadas durante a Black Friday, já que a maioria das promoções são oferecidas para itens Perfume/Beleza, Vestuário/Calçados e Games.

Sendo assim, podemos afirmar que os lojistas não oferecem descontos agressivos para as principais categorias de interesse dos consumidores. Esse pode ser, então, um diferencial do seu e-commerce.

A dica aqui é negociar com fornecedores e conseguir oportunidades de compras para os itens que estão no topo da tabela indicada acima.

Dicas para a sua loja aproveitar a Black Friday e vender mais!

1. Pense em uma pré-campanha

Diversas marcas usam a estratégia de pré-campanha, antecipando algumas ofertas e o reconhecimento perante o mercado.

Sim! Essa ação pode render mais lucros e visibilidade para o e-commerce, além de ser uma excelente alternativa para você potencializar as compras no dia da Black Friday.

Ter esse “esquenta” e apresentar ao consumidor ofertas e promoções interessantes, torna seu negócio mais reconhecido e com boas chances de aumentar a base de clientes.

Um aspecto importante é a forma como a pré-campanha será realizada, já que um impacto negativo resulta na visão que o público tem sobre o e-commerce.

Para diminuir esse risco, opte por uma ação próxima da Black Friday 2022 para que o consumidor associe esses dois eventos e a campanha alcance o resultado esperado.

2. Faça uma análise prévia dos preços dos concorrentes

Quando o público pensa em Black Friday, a primeira associação são preços baixos e muitas oportunidades para fazer um bom negócio. Se você oferecer um produto com um valor desproporcional ao mercado, as chances de compra serão pequenas.

Por isso, para não errar e ter sucesso nessa data, confira e analise como está o preço de seus concorrentes. Faça isso com antecedência para facilitar a definição de preços e a decisão das estratégias para chamar a atenção do consumidor com um preço atrativo.

Lembre-se que ofertar um preço muito inferior também não é uma prática recomendada. Leve em conta o orçamento e o perfil do seu e-commerce para ter uma decisão final mais certeira.

Então, analise previamente como estão os valores da concorrência, dê descontos reais, mas que sejam vantajosos tanto para o cliente quanto para você.

Aproveite e também avalie o valor de frete e o prazo de entregados principais concorrentes. Além do preço, estes dois fatores são os mais considerados pelos consumidores do comércio eletrônico.

Afinal, não adianta ter o melhor preço e perder vendas por frete alto ou prazo de entrega longo.

3. Reforce o seu estoque para a Black Friday

Como se preparar para a Black Friday sem pensar no estoque? Além do atendimento diferenciado, seu negócio deve contar com estoque maior de produtos, até porque a procura vai crescer. Sendo assim, podemos afirmar que as promoções e condições ofertadas favorecem essa demanda.

Para isso, você precisa ter um planejamento diferenciado. Uma boa estratégia é mapear as saídas de mercadorias da sua loja física e virtual.

Com esse levantamento, você terá mais chances de acertar quais produtos tendem a ser mais requisitados.

4. Crie uma jornada completa

O que é exatamente criar uma jornada completa? É pensar em todas as etapas da venda e valorizar a criação de ações que encantem o cliente.

Estabeleça um relacionamento próximo com o público e tenha como meta atraí-lo até a sua loja virtual. É preciso valorizar cada etapa da jornada e verificar quais são os passos para a fidelização.

Para que isso aconteça, o lojista precisa ficar atento em pontos que agradem o consumidor. Por exemplo, a oferta de cupons, brindes e outros benefícios durante a compra são formas de conquistar a fidelização e a confiança do cliente.

Além disso, invista em marketing digital e esteja presente nas redes sociais. Fazer isso engaja o público e ajuda na construção de um relacionamento duradouro. E isso é o que toda empresa deseja, certo?

Então planeje e coloque em prática boas estratégias. Pense como consumidor. Coloque-se no lugar do seu cliente e faça a pergunta: Se eu fosse o consumidor, essa estratégia faria sentido para mim?

Chegou o momento de aproveitar a Black Friday 2022 e alavancar suas vendas!

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